sábado, 25 de setembro de 2010

ISTO É FRANCISCO SÁ III - POSIÇÃO GEOGRÁFICA

ISTO É FRANCISCO SÁ III - POSIÇÃO GEOGRÁFICA

Enoque Alves Rodrigues

O Município de Francisco Sá, antigo Brejo das Almas, localiza-se na Bacia do Rio São Francisco, ficando o seu atual território no Vale Médio do Rio Verde Grande, tendo atualmente os seguintes limites: ao Norte limita-se com o Município de Grão Mogol; ao Sul, com os Municípios de Montes Claros e Capitão Enéas, que se chamou primeiramente Burarama; a Leste com o Município de Juramento e a Oeste com o Município de Janaúba.
Dista da Capital das Alterosas, Belo Horizonte, ou “Belzonte” como nós Mineiros autênticos carinhosamente a chamamos, 480 quilômetros. Possui área territorial de 2.749.393 quilômetros quadrados e sua população atual segundo dados estatísticos do IBGE em 2009, gira em torno de 25.994 habitantes, divididos em partes iguais entre homens e mulheres o que dá 8,2 habitantes por metro quadrado.
Francisco Sá, que outrora fora um grande Município em extensão territorial ao ser formado, por mais de uma vez sofreu mutilações no seu organismo. Dois grandes cortes lhes foram praticados com desmembramentos de partes do seu todo territorial, quando das criações dos Minicipios de Janaúba e Capitão Enéas. Mesmo assim, mutilado em partes importantes, refez-se o seu organismo em tempo rápido, e a sua caminhada rumo ao progresso não sofreu solução de continuidade. E, assim, vem cumprindo as suas metas em demanda de sua destinação histórica.
Município de vida própria, habitado por um povo laborioso, pacato de hábitos simples e hospitaleiro, o que muito dignifica as minhas origens, e o meu devotamento pelo Brejo, está a sua Sede a se transformar numa Cidade moderna e confortável.
O Município de Francisco Sá, “beldade do norte de Minas Gerais”, fica situado a 667 metros de altitude, tendo como coordenadas geográficas, 16º27’00” de altitude Sul e 43º28’00” de longitude W Gr. Em linha reta fica distante da Capital 386 quilômetros, rumo NNE.
Semana que vem falarei da Hidrografia de Francisco Sá, ou seja, sobre os seus rios.
Enoque Alves Rodrigues, que atua na área de Engenharia, é Colunista, Historiador e divulgador voluntário de Francisco Sá, Brejo das Almas, Minas Gerais, Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário