sábado, 15 de janeiro de 2011

ASSIM ERA FRANCISCO SÁ XV - UM POUCO DO DR. JOÃO ALVES EM MONTES CLAROS – 4

ASSIM ERA FRANCISCO SÁ XV- UM POUCO DO DR. JOÃO ALVES EM MONTES CLAROS 4

Enoque Alves Rodrigues

Logo após a primeira guerra mundial, os miasmas das epidemias espalharam-se pelos quadrantes do mundo! Assemelhava-se aos anos da “peste negra” na idade média! Era a “gripe espanhola”!

Em Montes Claros, a Santa Casa não cabia mais doentes! Mas o Dr. João Alves tratava deles no seu próprio lar! O povo, salvo por ele do amplexo frio da morte, ofereceu-lhe uma recordação: um relógio de ouro com uma gravação na tampa!

De o Jornal “Montes Claros”, de 10 de Abril de 1919, consta o seguinte trecho:

“A SAGRAÇÃO DE UM BENEMÉRITO. A CIDADE DE Montes Claros manifesta ao Dr. João Alves a sua gratidão pelos inestimáveis serviços por ele prestados durante a pandemia de gripe espanhola. Oferta de uma rica jóia ao Dr. João Alves. PRIMUS INTER PARES.
“De há muito projetava-se uma grande manifestação popular a este apostolo abnegado da caridade sertaneja, que em sua rota pela existência nada mais tem feito senão minorar a dor física, proporcionando a paz de espírito, tão necessária a luta pela existência.
“Ninguém certamente, certamente a esta manifestação se tornou Maximo credor, senão o Dr. João Alves, o medico da pobreza, que não contente dos desvelos e cuidados prestados aos pobres que a ele recorrem, dá-lhes também o necessário para o alivio da dor.
“Esta manifestação foi a apoteose dos seus incontáveis méritos. O Dr. João Alves é a figura de destaque do Norte de Minas – médico ilustre, político abalizado e dos mais temíveis, porque sabe dominar com rasgos varonis, arrebatando, empolgando, dominando o adversário, é o Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, o pró-homem, o eixo da política da terra que teve a ventura de o criar e que o viu crescer.
“Ao estudarmos a personalidade política do Dr. João Alves, encontramos nele todas as virtudes do ilustre caudilho gaúcho, o eminente político que chamou-se João Gomes Pinheiro Machado. Ninguém resiste à fascinação de João Alves; bom, justo, humanitário, ele vence a golpes de modéstia, natural simplicidade de sertanejo culto, e com um sorriso hábil, político, irresistível, que é uma claridade esmagadora, domina, empolga. Político de descortínio seguro, João Alves tornou-se o árbitro da política local, o seu desejo impera, é lei; e tudo que possui, avassaladora, que entra pelos lares, em alvoradas de trabalhos e aleluias de carinhos. E porque João Alves é tudo isto? Porque tem a estima de seus pares, porque sabe amar e é amado pelos filhos, e esposa desvelada, a distinta senhora dona Tiburtina Alves, sua inseparável companheira da caridade, tipo da mulher espartana, que empunhava as armas e dizia aos filhos: “parte, ide defender vosso pai, nosso tesouro querido”.
“Nas manifestações múltiplas, recebidas por João Alves, não podemos deixar de destacar as do Sr Major Prates Sobrinho, seu adversário político, cujos conceitos foram verdadeiros hinos ao cavalheirismo, ao mérito e ao civismo do ilustre manifestado, e será sem duvida alguma, o mediador plástico das questões do Norte de Minas."

Enoque Alves Rodrigues, que atua na área de Engenharia, é Colunista, Historiador e divulgador voluntário de Francisco Sá, Brejo das Almas, Minas Gerais, Brasil. http://enoque.rodrigues.zip.net/index.html; http://twitter.com/Enoqueal

Nenhum comentário:

Postar um comentário