sexta-feira, 6 de agosto de 2010

CENAS BREJEIRAS VII – TONINHO RUAS, O BOM ALUNO

Enoque Alves Rodrigues

Donato dos Santos Silva, não obstante nominar importante instituição de ensino de Francisco Sá, Brejo das Almas, foi, no entanto, homem de pouca ou quase nenhuma cultura. Mesmo assim, é longa a sua ficha de bons serviços prestados ao Município de Francisco Sá.
Militou na política municipal como Vereador, onde exerceu por diversas vezes a presidência da Câmara Municipal. Era ele fazendeiro em cuja fazenda além do cultivo de alhos, algodões e cana de açúcar, dedicava-se também a criação de gado de corte.
Depois do Grupo Escolar Eliseu Laborne, a primeira e mais tradicional instituição de ensino construída em Francisco Sá, ainda na administração do Governador Valadares, o Grupo Escolar Donato dos Santos Silva, foi a segunda instituição de ensino mais importante a ser erguida em Francisco Sá, nos tempos do Governador José de Magalhães Pinto.
Ali estudava com o Professor Neco, o aluno Antonio Marcondes Azevedo Ruas, ou, Toninho Ruas, para os amigos.
Aluno aplicado. Notas excelentes. Havia em pouco tempo decorado a tabuada. Tinha, no entanto, dificuldades em assimilar as letras gramaticais, não obstante sua dedicação. Por mais que Neco insistisse, o aluno Toninho Ruas, não evoluía. Foi ai que surgiu na brilhante e criativa mente do Professor Neco, a idéia de “forçar” seu pupilo, meio que “na decoreba”, a aprender mais celeremente o Português.
-Vamos, então, disse-lhe o professor Neco, iniciar, querido Toninho, com o Hino a Francisco Sá. Quem sabe assim, você decorando o hino, a gente possa avançar melhor!
- Pois não, professor, pode começar que eu acompanho...
- “Do catuni ao rio verde,
Do prata, ao rio do prego;
És sempre rico e formoso,
Só não vendo quem é cego.
Estribilho:
Brejo das almas
Ou Francisco Sá,
Igual a ti,
Outro não há.
- Teu solo vasto e fecundo
Produz tudo que se planta;
Ostenta lindas pastagens,
Não há outro que o suplanta.
Estribilho:
Brejo das almas
Ou Francisco Sá,
Igual a ti,
Outro não há.
- Os teus filhos prediletos
Trabalham por teu progresso;
Querem te ver entre os grandes,
E entre os grandes ter acesso.
Estribilho:
Brejo das almas
Ou Francisco Sá,
Igual a ti,
Outro não há.
- Terra do Sargento Mor
Antigo Brejo das Almas;
Tens o nome do teu filho,
Que colheu da glória, as palmas.”
Dada a velocidade com que o professor recitava cada estrofe do belíssimo hino de nosso querido Brejo das Almas, e também por ser surdo, foi-lhe impossível constatar que apesar da imensa boa vontade do aluno Toninho Ruas, este não conseguira acompanha-lo. Sequer havia passado da primeira estrofe enquanto o professor de há muito o havia finalizado.
É...
-Por vezes, boa vontade só não basta. É preciso apertar o pé para conseguir “chegar junto”!
Enoque Alves Rodrigues é divulgador voluntário de Francisco Sá, Brejo das Almas e atua nas áreas de Engenharia Civil, Pesada, Obras de Artes, Montagens Industriais e Grandes Estruturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário