quinta-feira, 1 de abril de 2010

CHICO XAVIER... O ESPIRITO




É certo que por mais que se tente, ninguém jamais conseguirá definir a verdadeira estatura de Chico Xavier. Vários biógrafos, escritóres e autores de renome tem se esmerado na tentativa de definir esse personagem que apesar de ser considerado por muitos de nós Espiritas a incontestável reencarnação do Professor Rivail (Allan Kardec), vivia aqui entre nós, como se um simples mortal fosse.

A humildade era uma das muitas virtudes desse estupendo ser. Durante toda sua curta existência de 92 anos. Sim, uma existência de menos de 100 anos é pouco para o muito que ele fez. Permito-me aqui não retrata-lo como espirita que sou e somos, mas, também como matéria que em algumas oportunidades, dessas que nem sempre a vida nos concede, conviveu com ele.

Francisco Cândido Xavier, ou Francisco de Paula Cândido, ou ainda "Cisco de Deus" codenome que ele as vezes se autoatribuia quando alguém pretendia lhe colocar em altos patamares nesta vida, não se esforçava para ser humilde. Era humilde de nascença! Seu caráter foi todo moldado pelas dificuldades inimagináveis. A sua preparação para a convivência auxiliadora com o próximo, principalmente com os menos favorecidos, remonta a vários séculos.

Evidente que não devemos endeusar alguém. Nem mesmo que esse alguém seja o Chico. Sabemos que nas escalas que regem o Orbe, certamente ele esteja atualmente na mais alta dimensão. Quiçá na última escala que é reservada aos Seres Puros, ou quase Angélicos.

Ai amigos, resta-nos somente pedir a Deus que nos mande, então, outros Chicos para que encarnem entre nós enquanto aqui estivermos, para que possamos ter a oportunidade suprema de colaborar com sua missão. Enquanto isso não acontece, façamos nós todos pelo menos um pouquinho. Um miléssimo do que fêz Chico. Assim tornaremos esse Mundo e seus habitantes um pouco melhor e mais humano. Temos que lançar mãos à obra desde já. Sabem porque? Segundo a fé que nos fora dada, entendemos a reencarnação como o ato de os espiritos expiarem-se de suas vidas pregressas, muitas vezes não vividas condignamente. Ou seja, o individuo tem que reencarnar quantas vezes forem necessárias para um dia atingir um estágio espiritual que o desencumba do convivio na matéria densa que é nosso corpo carnal. E se o nosso Chico já atingiu o estágio dos espiritos puros? O que faremos aqui em baixo? Somente agindo assim como ele agiu durante toda a sua vida, para termos a esperança de ao menos lá em cima poder revê-lo um dia.

Pensem nisso!

Um grande abraço, amigos.

Uma ótima Páscoa com Jesús! Sempre...Feliz Aniversário, Chico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário