segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

FATOS E PERSONAGENS DO ANTIGO BREJO DAS ALMAS

Outra noite, após um exaustivo dia de trabalho, tomado pelo cansaço e fadiga, cai em profundo sono ou talvez em um estado de vigília onde o espírito se afasta provisoriamente do corpo, passei a navegar pelas reminiscências do meu passado, volvendo aos meus tempos pueris situando-me na década de 1960-1970, pondo-me a caminhar pelas ruas do Brejo das Almas, onde perfilavam à minha frente, em minha memória, todos os fatos e antigos personagens daquela época, hoje em sua grande maioria, no “andar de cima” certamente ao lado do Criador, pois, merecedores que são, muito fizeram aqui “em baixo” para de certa forma nos distrair ou tornar nossos dias mais doces. À guisa de curiosidade devo informar que “sou brejeiro” sem que jamais tivesse residido dentro do Brejo. Sou, na verdade, nascido em Cana-Brava, há poucos quilômetros do Brejo, onde meus avós, tinham um sitio. No entanto, jamais sai da Cidade, pois aquela época, a não ser Montes Claros, era o Brejo a mais próxima cidade dotada de toda infra estrutura, e como todos devem saber, Cana-Brava, onde nasci, era e é até hoje um povoado que pertence ao municio de Francisco Sá, ou melhor, Brejo das Almas.

Entrando na Cidade, ouço ao longe o som melancólico de uma sanfona executando melodias próprias do lugar, em cujos refrões se escutava também o latido triste de um cão vira-latas. Era Zezinho ou como nós brejeiros simples o chamavamos “Zezim tocador” que acompanhado de seu vira-latas “vazamundo”, vinha em minha direção tocando sua velha sanfona à caminho da Praça Mariquinha Silveira, onde Feliciano Oliveira e vários candidatos da região, realizavam animado comício, regado a muita pinga do brejo, cerveja e churrasquinho dos bons. Quem como eu conheceu “Zezim”, sanfoneiro 365 dias do ano e nas horas vagas “raizeiro e expulsador de cobras nas fazendas do sertão”, baixinho, mirrado, com dois reluzentes dentes de ouro na boca, sabe muito bem que alegria e animação passaram longe das músicas que ele tocava. Parecia proposital: todas as canções que nos entristeciam, que iam a fundo do Recôndito, ele tocava. Mas era esta a maneira que aquele homenzinho de alma grande encontrava para nos alegrar, distrair, etc. O pior é que ele não se fixava em um lugar para tocar. Sua música era ambulante, pois, ele andava pelas ruas do Brejo com sua sanfona presa ao peito, tocando sem parar. Algumas vezes, quando passava em frente a alguma casa ou comércio e via que as pessoas estavam lhe dando mais atenção que o devido, parava, punha-se de frente para “o crime” e tome música triste e latidos mais tristes ainda de seu cachorro vazamundo. Até hoje não sei por que vazamundo “chorava tanto”. Se de tristeza pelas músicas que seu dono tocava ou quem sabe, talvez, por pena de nossos pobres ouvidos que, sem outra alternativa, tinham que aturar tudo aquilo. Mas éramos felizes, muito felizes com o querido “zezim tocador”.

Acompanhando “zezim tocador” em sua caminhada até o comício, eis que surgem a minha frente aquelas figuras folclóricas que os menos avisados insistiam em alcunhar-lhes de “doidos” mais que na verdade, eram seres maravilhosos, desprovidos de quaisquer maldades humanas que com seus “chistes” também faziam melhores nossa vida no Brejo. Jamais permiti,

quando por perto me achava, que alguém extrapolasse nas brincadeiras. Sò as permitia quando notava que eles estavam interagindo conosco. Refiro-me aos “meus amores. Aos meus encantos”: Maria Bocão, Boneca Preta, Pascomiro, Galdina, Roberto Carlos do Mato e outros que minha cansada mente hoje não me permite lembrar. Todos eles juntaram-se a nós com destino a praça do comício, para fazer uma “boca rica”.

Em frente ao bar do Neuzão, o “Só Cinco”, (não, ele não tinha mais o bar estica o braço), Dacão violeiro, Mateus Gordo e João Banana nos aguardavam para compor-se a comitiva. Um pouco mais adiante vejo outro grupinho parado em frente ao bar “Roubaram Meu Gato” de propriedade do querido Dê Pena. Lá estavam a palestrar Zé Almeida, Zé Coco, “seo” Mané, Zé Cacetão, Zé Veloso e muitos outros. Todos eles somaram-se a nós que, como se fosse uma Procissão de Sexta-Feira Santa, ou dos mortos, em dia de finados, não obstante estarmos no mês de Setembro, em plenas festas dos “catopés”, seguíamos tranqüilamente pelas ruas do Brejo. Por um instante sinto o aroma do café da terra e não resisto: paro um pouquinho no “Deus é Bom” e solvo, de uma só vez o precioso liquido que me é servido em um copo destes com fundo grosso de vidro. Continuamos andando e agora eis que estamos no centro nervoso do Brejo. Diante da Casa Viena, a nata do lugar proseia. Passamos reto. Somos ralé cujos votos estão sendo caçados e nenhuma outra oportunidade melhor irá nos surgir de uma nova boca rica a não ser do comício que rola na Praça Mariquinha. Temos pressa. Os espetinhos podem acabar... Praça Jacinto Silveira, lá está o busto imponente do fundador do lugar. Toda honra e toda glória devem ser prestadas a família Silveira. Olho para dentro da Igreja: espere um pouco, aqueles grandes olhos azuis e aquela careca não são do Padre Silvestre Classen, que há muitos anos atrás me batizou lá em São Geraldo? Há, sim, é ele mesmo! Está celebrando a missa de ação de graças por mais um ano de emancipação do Brejo.

Quem são aqueles que lá estão! Feliciano Oliveira (Ué, mais ele não está no comício da Praça Mariquinha Silveira, pedindo votos?), Eurico Pena, o Prefeito? (Ué, mas em que ano nós estamos?), José de Deus, Robson Campos, Antonio Soares Dias, etc. E aquele senhor alto e elegante com aparência de Roger Moore, quem é? Responde-me a voz de um dos integrantes de “minha comitiva”: “Como assim, Noquinho, você não o conhece mais? É Rogério Costa Negro!. Pergunto: Rogério Costa Negro, aquele ricaço, dono de várias fazendas de gado e da principal loja daqui de Brejo das Almas, a loja de tecidos “Casa Branca Costa Negro?”. Sim, é ele mesmo! Só que hoje de ricaço não tem nada. A Casa Branca Costa Negro, não existe mais. Foi pras cucúias. Rogério era muito vaidoso. Torrou tudo nos bares e cabarés, com sua fama de dançarino eloqüente e desenvolto. E o Casarão dele da Praça Duque de Caxias, onde os boêmios iam fazer serenatas e angariar alguns dividendos com o Rogério. Enoque, outra vez a voz de um da comitiva, já lhe falei, Rogério hoje é pobre. É igual que “nóis”. “num tem mais nada”! Acabou-se, tudo.

Tá bom, já que é assim, vamos logo para a praça Mariquinha Silveira assistir o comício de Feliciano Oliveira, para que depois de ouvi-lo seus correligionários nos libere a “boca rica” do espetinho e alguns refrigerantes! Outra vez a mesma voz só que agora enérgica e implacável ecoa em meus ouvidos: “Noquinho, filho de Deus”. Será que você não entende? Não há comício algum. Não vê que estão todos aqui dentro da Igreja? Até o principal orador de todas as ocasiões o Sr. Olyntho da Silveira, atrás de seus grande óculos, já fez seu discurso e se encontra sentando em um cantinho da Igreja Matriz na Praça de “seu pai?”. Fala-nos, então “zezim tocador”: sendo assim, já que não há comício, vou fazer meu show aqui mesmo na praça em frente a Igreja: rasga o fole acompanhado pelo violeiro e pelo lamento de seu cão vazamundo. Puxado pelo braço por Maria Bocão, Boneca Preta, Pascomiro, Galdina, Roberto Carlos do Mato, sai de mansinho, vou direto para a Pensão da Dona Quino, aonde as jardineiras que vinham de Salinas, Taiobeiras, Grão Mogol e outras plagas do sertão mineiro faziam seu ponto final e de partida. Entro na Pensão. Peço a conta para Dona Quino. Não é nada, Noque, desde quando você paga alguma coisa aqui? O pouco que aqui temos é tudo seu. Bom menino! Vai crescer. Vai pra “Sun Paulo, sê um grande engenheiro e depois vem pra cá ajudá nóis que estamos veinhos”!

Sai da Pensão. Despedi de meus amigos “louquinhos”. Antes porém ouvi Galdina me dizer: “Você está drumindo. Acorda primeiro pra você voltá! Assim você num chega em lugá ninhum!”

Ganhei as ruas. De saída para Montes Claros onde pegaria o trem da Central passei em frente a um velho casarão rosado, onde apesar de toda a minha curiosidade, jamais soube na verdade quem ali residia. Parece-me que família abastada do lugar.

Cheguei a Montes Claros, na velha Central do Brasil, um velho carregador de malas ouvia um velho rádio “Sharp”, onde um locutor de uma rádio local, candidato a deputado, de nome José Vicente, pedia com uma voz rouca, renitente e quase aos prantos para que os eleitores não se esquecessem seu número. Assim finalizava: “O meu número. É o mesmo de sempre... é o querido número... o 212”. Concluído o lamento do candidato, eis que entrava um jingle: “Geraldino está apresentando a grande coleção primavera-verão 71/72. O Máximo em méis, malhas, calçados e suplementos...Geraldino Boutique... Doutor Santos, 127". Com isto me acordei. Reposicionando-me no tempo e espaço, pela propaganda percebi que já estava no ano de 1971. 1971/1972!!! Ué, mais nós não estamos no ano de 2010??? Nunca se sabe!!!

Enoque A Rodrigues

****************************************************************************

Mas como sei que nem todos, como eu, tiveram o privilégio de “nascer no Brejo” ou sequer imaginar onde fica, cumpre-me fazer aqui uma pequena apresentação desta pequena Cidade que eu chamo carinhosamente de “a beldade do norte de minas”: Brejo das Almas tem atualmente um pouco menos de 30 mil habitantes, com altitude geográfica de 656 metros, com densidade demográfica de 9,01 habitante por quilometro quadrado, compondo sua população de 50% homens e 50% mulheres.

A região do antigo Brejo das Almas foi toda palmilhada pelo sertanista Antônio Figueira, integrante da expedição de Fernão Dias, que percorreu o sertão dos rios Pardo e Verde à procura de esmeraldas. Reza a tradição que uma das expedições chegou no dia de Finados. Os homens ergueram uma grande cruz, batizando o lugar de Cruz das Almas. Aos poucos, a região foi sendo povoada e, em 1768, a primeira capela é construída em homenagem a São Gonçalo. Em 1826, é criado o curato de Brejo das Almas das Caatingas de Rio Verde, sendo o primeiro cura o padre Jerônimo Rodrigues. Sete anos mais tarde, torna-se distrito de paz do município de Minas Novas. Depois, freguesia, sob jurisdição de Grão-Mogol, com o nome de São Gonçalo do Brejo das Almas. Em 1923, passa a município, chamado apenas de Brejo das Almas. A partir de 1938, passa a ser conhecido por Francisco Sá, em homenagem ao ilustre mineiro que, como ministro da Viação, em 1910, bateu a primeira estaca na construção do ramal de Montes Claros, da estrada de ferro.

Fonte:almg.gov.br

-OutraVersão: -

Transcorria o ano de 1704, quando o capitão Antônio Gonçalves Figueiras, proprietário das fazendas Jaíba, Olhos D?agua e Colônia Montes Claros, desejando ligar esta última ao Gorotuba e dali aos currais da Bahia, em meados de outubro, organizou uma pequena expedição com número provável de 20 trabalhadores, inclusive índios, e partiu de sua Colônia em direção ao nordeste.

Na tarde do dia 2 de novembro do mesmo ano, depois de alguns dias acidentados de viagem, chegou ele a um lugar próximo da serra Catuni ou Decamão, na cabeceira de uma pequena lagoa que deságua em um ribeirão com nascentes naquela serra, que passou a ser denominado Lagão das Pedras. Já sendo tarde decidiu o capitão acampar ali mesmo com seus comandados, dando ao local a denominação de Cruz das Almas das Caatinga do Rio Verde, em razão de correr o Dia de Finados. Ali mandou erigir um cruzeiro e, lançando assim os fundamentos do futuro município, profetizou que o lugarejo se tornaria um comércio próspero, não só pela sua posição geográfica, como também pelas riquezas naturais de suas terras.

Algum tempo depois, os habitantes edificaram uma capela, tendo escolhido São Gonçalo para seu patrono.

Há uma lenda que admite a possibilidade de terem se agrupado em torno do cruzeiro erguido por Frei Clemente, na cabeceira da Lagoa das Pedras, as casas de onde se originou a povoação que mais tarde veio a ser sede do município de Francisco de Sá, dado que aí passava a antiga estrada colonial em demanda do Catuni.

Subiu a comarca pela Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948.

Francisco de Sá deve seu nome atual ao Dr. Francisco Sá, ilustre filho do município que além de engenheiro notável, foi, durante muitos anos, Ministro da Viação e Obras Públicas.

Gentílico:francisco-saense

FormaçãoAdminivistrata:

Distrito criado com a denominação de São Gonçalo do Brejo das Almas, pela Lei provincial nº 1398, de 27-11-1867, e por Lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Montes Claros.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito já denominado Brejo das Almas, figura no município de Montes Claros.

Elevado à categoria de município com a denominação de Brejo das Almas, pela Lei estadual nº 843, de 07-09-1923, desmembrado de Montes Claros e Grão Mogol. Sede no antigo distrito de Brejo das Almas. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-09-1924.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Pelo Decreto lei estadual nº 148, de 17-12-1938, o município de Brejo das Almas passou a denominar-se Francisco Sá.

Pelo Decreto lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, é criado o distrito de Janaúba e anexado ao município de Francisco Sá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Francisco Sá e Janaúba.

Pela Lei municipal nº 336, de 27-12-1948, é criado o distrito de Canabrava e anexado ao município de Francisco Sá. Sob a mesma lei acima citado desmembra do município de Francisco de Sá o distrito de Janaúba. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos.

Francisco Sá e Canabrava.

Pela Resolução nº 04, de 25-02-1964, Francisco Sá adquiriu do município de Grão-Mogol o distrito de Catuni.

Em divisão territorial datada de I-I-1979, o município é constituído de 3 distritos:

Francisco Sá, Canabrava e Catuni.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal São Gonçalo do Brejo das Almas para Francisco Sá, alterado pelo Decreto lei estadual nº 148, de 17-12-1938.

Nenhum comentário:

Postar um comentário