sábado, 11 de dezembro de 2010

ASSIM ERA FRANCISCO SÁ XI – A PRIMEIRA USINA DE LUZ. OS AVANÇOS DO BREJO...

ASSIM ERA FRANCISCO SÁ XI – A PRIMEIRA USINA DE LUZ. OS AVANÇOS DO BREJO...


Enoque Alves Rodrigues

Foi durante a administração do Dr. Artur Jardim, frente a Prefeitura de Francisco Sá, que se construiu a primeira usina de luz elétrica, ainda que a titulo precário, porquanto se tratava de uma usina a vapor, movida a lenha.
Ainda que em “A Gazeta do Norte”, numero de 2 de dezembro de 1939, é que se vê a noticia das festividades de toda aquela limitada população brejeira em grande regozijo por tão auspicioso e esperado evento. Diz o Jornal:
“Conforme noticiamos, realizaram-se no domingo e segunda-feira ultima as solenidades da inauguração da luz elétrica de Francisco Sá, notável empreendimento com que a operosa administração do Dr. Artur Jardim, ilustre prefeito daquele município, acaba de dota-lo.
Às 6 horas da tarde de domingo teve lugar a grande manifestação popular ao Dr. Artur Jardim, tendo falado a gentil senhorita Geralda de Lourdes Silveira, pelo Grupo Escolar, professora Salvina Miranda, pelas Escolas Municipais o Dr. Edgard Silveira, pelas classes conservadoras do município e o Farmacêutico Ferreira de Oliveira, em nome da Sociedade de Francisco Sá.
O Dr. Artur Jardim, em excelente discurso, agradeceu as homenagens, sendo improvisado em seguida animado baile que decorreu até as primeiras horas do dia.
No dia seguinte, lá pelas 6 horas da manhã, hasteou-se o Pavilhão Nacional em frente a Prefeitura e as 9 horas celebrou-se a Missa Campal no local da usina e bênçãos solenes da mesma.
Às 12 horas, na aprazível chácara do Dr. Francelino Dias, teve lugar o churrasco oferecido à Sociedade pelo prefeito do município. Essa festa realizou-se num ambiente de grande alegria e cordialidade, sendo o prefeito Artur Jardim saudado pelo Sr. Olyntho Silveira, cujo discurso publicamos abaixo.
O Dr. Artur Jardim agradeceu as aplaudidas palavras, sendo ainda ouvidos outros oradores.
Ás 16 horas teve lugar a inauguração da usina, tendo o Dr. Artut Jardim proferido magnífico discurso que abaixo publicamos. Falaram também o Dr. Antonio Teixeira, prefeito de Montes Claros e o Sr. Olyntho Silveira, cujos discursos foram bastante aplaudidos.
Ás 22 horas teve lugar o grande baile nos salões do Grupo Escolar, tendo comparecido ao mesmo os elementos mais representativos da Sociedade de Francisco Sá e numerosos visitantes, tendo as danças, ao som de excelente orquestra decorrido com grande animação até as primeiras horas da manhã.
Aos presentes, serviram-se finas bebidas e doces em artísticas mesinhas, cujos doces eram fabricados na região.
Sucedendo ao prefeito Artur Jardim de Castro Gomes, outros cidadãos estiveram à frente da prefeitura municipal de Francisco Sá. Um deles, o Dr. Antonio Tenório, nomeado em virtude dos desmandos que imperavam naquela época, fez do tempo em que governou o município uma verdadeira noite de calmaria, recordando, por certo, o período que a civilização atravessava na idade média, ao qual foi chamado de “a noite de mil anos...”.
Com a verdadeira corrida de interventores no Estado, outra administração atravessou o município, como verdadeiro relâmpago que singra o espaço, motivo por que nada temos que dela anotar.
Depois, foi nomeado o Sr. Benjamin Marinho Figueiredo, que deu inicio ao serviço de abastecimento de água e saneamento básico da Cidadezinha de Francisco Sá, ou melhor, o velho Brejo das Almas.
Dez anos depois, ou seja, no ano de 1949, a cidade de Francisco Sá rejubilava-se com a inauguração do serviço permanente de luz elétrica, cuja energia era fornecida pela usina de Santa Marta, a mesma que abastecia a Cidade de Montes Claros.
Esse grande melhoramento se deu assim como outros incontáveis avanços, durante a administração do inesquecível prefeito eleito pelo povo, Dr. Feliciano Oliveira.
Para que fique anotado como parte da história do município, transcreverei o convite que a municipalidade fez, na época, ao povo de Francisco Sá e aos municípios vizinhos:
CONVITE: A municipalidade de Francisco Sá tem a satisfação de convidar Vossa Senhoria e Digníssima família para os festejos do próximo dia 7 de setembro.
Francisco Sá, 24 de Agosto de 1949. ASSINADO: Feliciano Oliveira – Prefeito.
Na seqüência vinha a programação a ser realizada nas comemorações.
Belos tempos aqueles...
Enoque Alves Rodrigues, que atua na área de Engenharia, é Colunista, Historiador e divulgador voluntário de Francisco Sá, Brejo das Almas, Minas Gerais, Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário