sábado, 27 de fevereiro de 2010

...ASSIM ERA O NOSSO BREJO - PARTE 17- O Padre Augusto... 12

Passou a 31 de Julho o 60º aniversário natalício do querido Padre Augusto Prudêncio da Silva. Foi uma festa esplêndida. Ao alvorecer, a “estrela do norte”, banda de música local, percorria as ruas de Brejo das Almas ao som de várias peças.
Notava-se, em todos uma intensa alegria. A rua onde morava o querido Padre Augusto achava-se embandeirada, ornamentada de largas fitas com as inscrições: “Salve 31 de Julho”. “Viva o Padre Augusto”.

À missa compareceu quase toda a população do Brejo, sendo o Padre Augusto levado à sua residência, pelo povo, entre vivas e músicas.

Ao chegar, foi o aniversariante saudado pela menina Edith Silveira, que lhe ofereceu um ramalhete de rosas naturais e pelo talentoso menino José Galvão Bicalho. Ao almoço falaram diversos oradores, os quais punham em destaque as qualidades sublimes que ornam o caráter do Padre Augusto, o qual, cheio de comoção, agradeceu aos seus amigos aquela expressiva e significativa prova que eles acabavam de testemunhar-lhe.
A nota mais interessante foi o almoço da meninada: mais de cem meninos em torno de uma mesa, rostinhos corados, sorridentes, naquela gritaria própria das crianças, a darem vivas. Estava mesmo encantador!

Discursaram, e ao finalizar de cada discurso, era um chuveiro de palmas, entre vivas e ao som da “estrela do norte” que a tudo esteve presente, executando belas peças do seu repertório.

No próximo Sábado estaremos finalizando essas narrativas sobre a vida de tão importante figura de nosso Brejo que foi o grande Padre Augusto Prudêncio da Silva. Ceretamente que ainda hoje exista alguém que com ele tenha convivido.
Um grande abraço, conterrâneos.

Enoque A Rodrigues, de São Paulo.
a foto acima é do rio "gorutuba" que nasce em Francisco Sá, "Brejo das Almas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário