Donato dos Santos Silva, não obstante nominar importante instituição de ensino de Francisco Sá, Brejo das Almas, foi, no entanto, homem de pouca ou quase nenhuma cultura. Mesmo assim, é longa a sua ficha de bons serviços prestados ao Município de Francisco Sá.
Militou na política municipal como Vereador, onde exerceu por diversas vezes a presidência da Câmara Municipal. Era ele fazendeiro em cuja fazenda além do cultivo de alhos, algodões e cana de açúcar, dedicava-se também a criação de gado de corte.
Depois do Grupo Escolar Eliseu Laborne, a primeira e mais tradicional instituição de ensino construída em Francisco Sá, ainda na administração do Governador Valadares, o Grupo Escolar Donato dos Santos Silva, foi a segunda instituição de ensino mais importante a ser erguida em Francisco Sá, nos tempos do Governador José de Magalhães Pinto.
Ali estudava com o Professor Neco, o aluno Antonio Marcondes Azevedo Ruas, ou, Toninho Ruas, para os amigos.
Aluno aplicado. Notas excelentes. Havia em pouco tempo decorado a tabuada. Tinha, no entanto, dificuldades em assimilar as letras gramaticais, não obstante sua dedicação. Por mais que Neco insistisse, o aluno Toninho Ruas, não evoluía. Foi ai que surgiu na brilhante e criativa mente do Professor Neco, a idéia de “forçar” seu pupilo, meio que “na decoreba”, a aprender mais celeremente o Português.
-Vamos, então, disse-lhe o professor Neco, iniciar, querido Toninho, com o Hino a Francisco Sá. Quem sabe assim, você decorando o hino, a gente possa avançar melhor!
- Pois não, professor, pode começar que eu acompanho...
- “Do catuni ao rio verde,
Do prata, ao rio do prego;
És sempre rico e formoso,
Só não vendo quem é cego.
Estribilho:
Brejo das almas
Ou Francisco Sá,
Igual a ti,
Outro não há.
- Teu solo vasto e fecundo
Produz tudo que se planta;
Ostenta lindas pastagens,
Não há outro que o suplanta.
Estribilho:
Brejo das almas
Ou Francisco Sá,
Igual a ti,
Outro não há.
- Os teus filhos prediletos
Trabalham por teu progresso;
Querem te ver entre os grandes,
E entre os grandes ter acesso.
Estribilho:
Brejo das almas
Ou Francisco Sá,
Igual a ti,
Outro não há.
- Terra do Sargento Mor
Antigo Brejo das Almas;
Tens o nome do teu filho,
Que colheu da glória, as palmas.”
Dada a velocidade com que o professor recitava cada estrofe do belíssimo hino de nosso querido Brejo das Almas, e também por ser surdo, foi-lhe impossível constatar que apesar da imensa boa vontade do aluno Toninho Ruas, este não conseguira acompanha-lo. Sequer havia passado da primeira estrofe enquanto o professor de há muito o havia finalizado.
É...
-Por vezes, boa vontade só não basta. É preciso apertar o pé para conseguir “chegar junto”!
Enoque Alves Rodrigues é divulgador voluntário de Francisco Sá, Brejo das Almas e atua nas áreas de Engenharia Civil, Pesada, Obras de Artes, Montagens Industriais e Grandes Estruturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário